Estratégias preventivas e de segurança

As burlas românticas são uma das mais recentes formas de crime online. Este tipo de burla pressupõe o estabelecimento de uma relação amorosa/emocional com o alvo através da internet.

o que pode fazer

🛡️

REFORCE A PRIVACIDADE DAS SUAS CONTAS

Reforçar a privacidade das suas contas, não autorizando que terceiros acedam às suas publicações, localização, entre outros, poderá dificultar o acesso destes criminosos a si. Pondere também fazer uma revisão dos pedidos de amizade que aceitou de perfis de pessoas que não conhece.
🤔

DESCONFIAR PODE SER BOM

As pessoas que criam estes esquemas de burla seduzem as suas vítimas e tomam partido de algumas fragilidades que estas possam ter. E-mails e mensagens com demasiado elogios são um sinal de possível burla romântica. Pode copiar e colar esses textos num motor de busca, como o Google, e verificar se os mesmos aparecem em sites dedicados a denúncia de fraudes.
📱

peça ajuda

Contacte a APAV para saber como agir e para receber todo o apoio necessário para lidar com esta situação. Sabemos que estas situações causam grande sofrimento nas vítimas, pelo envolvimento emocional criado com o perpetrador do crime. A APAV vai acompanhá-lo/a neste caminho, dos processos legais, à recuperação emocional.
Contacte a APAV para saber como agir e para receber todo o apoio necessário para lidar com esta situação.Sabemos que estas situações causam grande sofrimento nas vítimas, pelo envolvimento emocional criado com o perpetrador do crime. A APAV vai acompanhá-lo/a neste caminho, dos processos legais, à recuperação emocional.
📓

CONHEÇA A INTERNET

Conhecer a internet, como alguns dos seus termos e mecanismos, é uma das maneiras mais eficazes para evitar encontrar-se numa situação de burla romântica online.


Veja o nosso glossário.
⏱️

DAR TEMPO À RELAÇÃO

Leve a relação com calma. Conhecer alguém demora tempo e a confiança constrói-se lentamente. Faça perguntas e preste atenção a pequenos detalhes e inconsistências.
🔍

VERIFIQUE O PERFIL

Use a internet a seu favor. Verifique a veracidade da pessoa, utilizando a funcionalidade pesquisar por imagem da Google
. Para o efeito basta guardar a fotografia de perfil da pessoa em causa no seu desktop, abrir uma janela do seu browser, aceder à Google, clicar no ícone acima e escolher a fotografia guardada. Se a mesma aparecer noutro local com um nome diferente, é sinal de que a identidade dessa pessoa pode ter sido roubada por um burlão.
🛑

PARE A COMUNICAÇÃO

Assim que suspeitar de burla romântica, interrompa a comunicação com a pessoa em causa e use as ferramentas acima referidas para confirmar a identidade da pessoa. Pode, também, preencher o nosso quiz e seguir os conselhos dados no final, adequados à sua situação.
💬

AVISE AS PLATAFORMAS

Notifique o site de encontros ou da aplicação de encontros onde conheceu esta pessoa. Na maior parte das plataformas, pode fazer essa notificação ao carregar no perfil da pessoa e selecionar a opção “Denunciar Perfil”. A partir daí terá um conjunto de razões para denunciar o mesmo e poderá escolher e opção “scam/ trata-se de burla”.

o que pode evitar

🤔

NÃO CONFIE LOGO

Nestes esquemas, muitas vezes é a própria pessoa a fazer o primeiro contacto com o perfil falso. Isso pode criar uma falsa sensação de segurança. Não se sinta seguro somente por ter sido quem estabeleceu o contacto.
🛡️

PROTEJA A SUA PRIVACIDADE

Quando nos apaixonamos, queremos partilhar a nossa intimidade com essa pessoa. Porém, a internet é um local perigoso. Nunca envie fotografias íntimas ou comprometedoras suas ou de seus conhecidos, que possam ser utilizadas mais tarde para extorquir dinheiro ou informações pessoais. Esta é uma das maneiras mais utilizadas para que os burlões consigam obter aquilo que procuravam desde o princípio.

Veja no glossário o termo extorsão sexual.
🔑

PROTEJA OS SEUS DADOS

Revelar informações pessoais importantes nunca é aconselhável. Muito menos num espaço virtual. Proteja os seus dados, principalmente no seu perfil e em salas virtuais de troca de mensagens.

Coisas simples como o seu apelido ou local onde mora ou trabalha são o suficiente para roubar a sua identidade ou para aceder a outras informações ainda mais sensíveis, como detalhes bancários ou fiscais.
💶

NÃO TRANSFIRA DINHEIRO

Não envie dinheiro a alguém com quem tenha conversado apenas na internet nem ponha dinheiro num cartão de oferta recarregável para essa pessoa – muito provavelmente nunca o receberá de volta.

Como falar com uma vítima / potencial vítima?

Quando conversar com alguém amigo ou familiar que suspeite estar a ser vítima de burla romântica online, não faça julgamentos nem perguntas que possam a pessoa sentir-se ainda pior com a situação pela qual estão a passar. Se a pessoa não estiver recetiva a conversar consigo sobre o assunto, por estar em negação ou por outro motivo, reencaminhe-a para este site ou contacte a Linha Internet Segura.