nós
podemos
ajudar

Porque é uma situação complexa e, injustamente, as vítimas tendem culpabilizar-se a pelo crime cometido, a APAV tomou a iniciativa de criar este site de apoio.
Se pensa estar numa situação semelhante àquela que descrevemos, não está sozinho/a. Podemos ajudar a mitigar os efeitos da vitimação. Para isso, criámos algumas ferramentas.
Consegues fazer-me a transferência hoje? 🙏
Aproveitaste-te de mim este tempo todo.

Fazias de conta que estavas apaixonado mas és só um ladrão.

Adeus.
Aproveitaste-te de mim este tempo todo.
Fazias de conta que estavas apaixonado mas és só um ladrão.


Adeus.
A Última Palavra é um projeto da Linha Internet Segura – APAV no qual se pretende que as vítimas de burla romântica online tenham ao seu dispor informações que ajudem a mitigar os efeitos da vitimização que sofreram e também uma ferramenta para que possam, de forma, anónima, ter a última palavra.
Visa ser um ato simbólico que dá oportunidade à vítima de encerrar esse capítulo, escrevendo o que gostariam de ter oportunidade de dizer à pessoa que as burlou. É ainda uma forma de dar um testemunho que servirá de alento a outras vítimas e de alerta a outras pessoas.

Como ajudamos:

As burlas românticas online deixam as suas vítimas desamparadas, vulneráveis e sozinhas. À parte do prejuízo financeiro, a violência emocional pode ser avassaladora. A somar-se ao dano do fim daquela relação existe ainda um grande estigma social associado a estes crimes, mesmo entre amigos, familiares ou até às autoridades.
A APAV está do seu lado para o/a ajudar a ultrapassar esta situação. A Linha Internet Segura, sendo uma Linha de Apoio integrada na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), dispõe de Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados no apoio a pessoas que foram ou são vítimas de crimes praticados fazendo uso da Internet e estão disponíveis para:

Agir com anonimato:

👤
Se for essa a sua vontade, as denúncias podem ser anónimas e a confidencialidade é sempre respeitada. Sabemos que muitas destas situações acontecem no íntimo da vida privada das vítimas e nem sempre querem expor-se aos seus familiares e amigos. Construímos um espaço de confiança onde a vítima não tem de gerir sozinha o crime a que foi sujeita.

Contacto com as autoridades:

🧑‍✈️
Ajudamos e acompanhamos o processo de apresentação de queixa-crime às autoridades.

Apoio jurídico e psicológico:

🥹
Temos uma equipa multidisciplinar que se assegura de que cada utente tem o acompanhamento adequado à sua situação.
Avançar
Se quiser ser posteriormente contactado pela APAV, introduza o seu nome completo e e-mail abaixo.
Esta informação será confidencial, não tem carácter de obrigatoriedade e não invalida a publicação do testemunho partilhado. Se não quiser ser contactado, basta ignorar este passo.
Muito obrigado pela partilha! O seu testemunho é muito importante para nós. Vamos analisá-lo e caso tenha deixado o seu contacto de e-mail, entraremos em contacto assim que possível.
Oops! Algo não permitiu o envio da sua mensagem.